domingo, 23 de agosto de 2009

Casa da chácara Las Anitas, no Paraguai, do Gabinete de Arquitectura

Na casa de chácara, o tijolo cerâmico é protagonista: está nas lajes, nos piss, nas paredes e nos painéis que, em ziguezague, protegem a área de estar e desenham o corredor dos quartos


A cerca de 200 km de Assunção, um clima úmido dá outros ares à planície paraguaia. E foi em meio a uma neblina meio suíça, meio londrina, que encontramos a Las Anitas, uma casa na zona rural, implantada um metro acima da pista de pouso da chácara a que pertence.

Pela distância da capital paraguaia, esta é uma das poucas obras do Gabinete de Arquitectura que não foi construída por eles, mas por construtoras locais. E, mais uma vez, o tijolo cerâmico é o protagonista, adquirindo formas e funções variadas, como se desse um novo passo de dança a cada lugar que escolhe para pousar.

Uma grande fôrma vertical em ziguezague e com lados trapezoidais é a responsável por dar forma aos tijolos quebrados misturados com concreto, formando painéis de fechamento de 6 m de altura e apenas 4 cm de espessura. Os painéis foram fabricados já no local em que deveriam ser instalados e todos se autossustentam. A grande divisão em ziguezague percorre 36 m a oeste da planta, ora protegendo a área de estar, ora delineando um corredor na área das habitações privadas. Apenas uma parte dos painéis fica aparente na fachada oeste, pois estão recuados e cobertos pelo fechamento cerâmico que forma a caixa da fachada. A leste, portas de vidro de correr protegidas por uma cobertura de aço (a pedido do cliente) abrem a casa à paisagem e formam uma varanda.

Na cobertura, vigas de concreto em forma de V reproduzem os diagramas de esforço e são mais eficientes. "Elas resolvem uma estrutura complexa com uma menor quantidade de elementos", explica Solano Benítez. Tirantes metálicos trabalham com a viga.

A área das habitações é conformada em um retângulo ao norte da planta, que também recebe a cozinha e uma pequena sala. No nível superior há dois mezaninos: um com vista para a área de estar, outro, como um terraço, para a paisagem ao norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário